FALECE A POETISA MARIA DO ASSARÉ.


 
Faleceu por volta das 17:00h desta quarta feira 25/03/ 2026. A poetisa Maria Bezerra Leite (Mª do Assaré). A mesma vinha desde um tempo com recorrentes,  problemas de saúde, os quais forçaram a mesma por repetidas vezes a procurar atendimento no hospital casa de saúde São Raimundo Nonato onde a mesma veio a falecer. Maria era poetisa, apologista, promovente e defensora e apoiadora incondicional da cultura da viola. Tendo a mesma forte ligação de amizade coma maioria dos cantadores repentista de toda região. A sua  casa tenha portas abertas 24hrs para aqueles artistas que necessitassem da sua acolhida. Ela participava das cantorias somando-se a várias duplas de cantadores. E também fez duplas com alguns sendo uma das quais merecem destaque com o conhecido cantador repentista Antº Maracajá (o gato Maracajá de Acopiara, autor do conhecidíssimo poema Martírio da minha vida).
A mesma fora por vários anos titular de programa de Violas na Radio Cultura de Várzea Alegre, programa de caráter cultura intitulado “O Canto dos Passarinhos”.
Não temos conhecimento de que a mesma tenha deixado algum trabalho de sua autoria. Mas que um grande feito seu foi divulgar e apoiar os demais artistas da área da cantoria de violas.   
 
O corpo está sendo velado em sua residência a rua Borginho nº 139 B. Patos, até as 09:00 da manha e em seguida será feito traslado para a cidade do Assaré onde será sepultada. Maria era natural da cidade do granjeiro, mas viveu sua mocidade na cidade do Assaré onde reside a maior parte da sua família. A mesma residia em Várzea Alegre há 26 anos.   

Comentários