Pular para o conteúdo principal
FALECE A POETISA MARIA DO ASSARÉ.
Faleceu
por volta das 17:00h desta quarta feira 25/03/ 2026. A poetisa Maria Bezerra Leite
(Mª do Assaré). A mesma vinha desde um tempo com recorrentes, problemas de saúde, os quais forçaram a mesma por
repetidas vezes a procurar atendimento no hospital casa de saúde São Raimundo
Nonato onde a mesma veio a falecer. Maria era poetisa, apologista, promovente e
defensora e apoiadora incondicional da cultura da viola. Tendo a mesma forte
ligação de amizade coma maioria dos cantadores repentista de toda região. A
sua casa tenha portas abertas 24hrs para
aqueles artistas que necessitassem da sua acolhida. Ela participava das
cantorias somando-se a várias duplas de cantadores. E também fez duplas com
alguns sendo uma das quais merecem destaque com o conhecido cantador repentista
Antº Maracajá (o gato Maracajá de Acopiara, autor do conhecidíssimo poema Martírio
da minha vida).
A
mesma fora por vários anos titular de programa de Violas na Radio Cultura de
Várzea Alegre, programa de caráter cultura intitulado “O Canto dos Passarinhos”.
Não
temos conhecimento de que a mesma tenha deixado algum trabalho de sua autoria.
Mas que um grande feito seu foi divulgar e apoiar os demais artistas da área da
cantoria de violas.
O
corpo está sendo velado em sua residência a rua Borginho nº 139 B. Patos, até
as 09:00 da manha e em seguida será feito traslado para a cidade do Assaré onde
será sepultada. Maria era natural da cidade do granjeiro, mas viveu sua mocidade na cidade do Assaré onde reside a maior parte da sua família. A mesma residia em Várzea Alegre há 26 anos.
Comentários
Postar um comentário