A
Paróquia do município foi criada no dia 30 de novembro de 1863, pela lei 1.076
emanada de Dom Antônio dos Santos primeiro Bispo do Ceara, tendo como padroeiro
São Raimundo Nonato, sendo seu primeiro vigário o Padre Benedito de Sousa Rêgo.
Das famílias Sousa Rego dos Inhamuns.
O
seu patrimônio constava de 400 braças de terra em quadrado, doadas em 19 de
outubro, pelo Major Joaquim Alves Bezerra, pela sua mulher e por outros irmãos.
Segundo a tradição, a primeira Igreja de São Raimundo Nonato foi construída
pelos filhos de Raimundo Duarte Bezerra, que ficou conhecido como "Papai
Raimundo", o patriarca do município.
Teresa
Maria de Jesus, esposa do Papai Raimundo, tinha o sonho de construir próximo da
sua residência, uma capela em honra ao santo S. Raimundo Nonato o que não veio
a ser realizado por ela em vida, uma vez que, veio a falecer em setembro de
1823, vindo a ser concretizado pelos seus filhos quando por determinação de seu
filho Major Joaquim Alves, fora construída a referida edificação religiosa,
tendo a frente dos trabalhos o Padre José de Pontes Pereira, da família Onofre
e Pontes de Assaré. O ato solene de
benção e inauguração da capela ocorreu no dia 2 de fevereiro de 1856, sendo a
cerimônia oficiada pelo Pe. Manoel Caetano, então coadjutor do Icó.
Na
foto acima você ver imagem atribuída a Igreja antiga, dia de São Raimundo – datada de 1918, esta
que foi demolida em 1932 e substituída por um templo de um aspecto mais atual fato
ocorrido no sacerdócio do Padre José Ferreira Lobo.
Um
fato mais que marcante envolvendo parte da torre deste templo, ocorreu aos 15
minutos do dia 15 de abril de 1977, a torre da Matriz desabou devido às pesadas
chuvas, destruindo parte da nave central.
Das paredes do cume da torre, ficando somente a parte que segurava a
Santo Padroeiro São Raimundo Nonato. Sendo necessária a intervenção do corpo de
bombeiros salvo engano da capital Fortaleza que vieram tirar a estatua.
Logo,
o vigário Pe. José Mota Mendes contando com a ajuda de toda comunidade, a
valiosa colaboração dos católicos alemães, com o apoio de Dom Vicente Matos,
Bispo Diocesano, iniciou os trabalhos de reconstrução que durou quase um
ano. Sendo a nova Matriz reconstruída,
entregue ao povo de Deus, no dia 11 de junho de 1978. A cerimônia foi presidida por Dom Vicente
Matos e com a participação de 20 Sacerdotes e uma multidão de fiéis.
Comentários
Postar um comentário